top of page

His Dark Materials

Esta série é uma adaptação para TV da trilogia Fronteiras do Universo*, de Philip Pullman. Estes livros também foram adaptados para o cinema, com o título A Bùssola de Ouro. Nesta aventura infanto-juvenil há homicídio, tortura, suicídio, e sequestro de crianças para usá-las em experiências científicas. Há também uma igreja que é parecida com a igreja católica, mas corrupta e cruel. É evidente a intenção de mostrar a igreja como mal-intencionada e Deus como uma farsa.

 

Logo no início da série vê-se referências ao dilúvio e ao pecado original. Nem o dilúvio foi apenas uma grande enchente, nem a Bíblia tem um texto sobre as motivações da serpente. Também há referência à ciência atual. Na estória, a matéria-escura** é o mesmo que o Pó. E o Pó também é visto como o pecado original.

 

Na estória existem outros mundos. Em um deles cada pessoa tem um daemon, animais que são a alma de cada um e nunca podem ser separados. Do ponto de vista da magia, humanos e animais nunca devem ser ligados, em nenhuma hipótese. E é interessante a escolha da palavra “daemon”, pois significa demônio em inglês.

 

Neste mundo há uma igreja, chamada Magisterium, semelhante à Igreja Católica. É uma igreja autoritária e controladora. Qualquer um que pense fora de seus dogmas pode ser preso por heresia. Esta igreja mostra-se capaz até de matar para manter seus dogmas inquestionáveis. E aceita usar seres humanos em pesquisas científicas. Tudo isto para trazer a descrença sobre as igrejas cristãs.

 

Está sempre presente o conflito entre fé e ciência. Em (1x08 - 21:20) Asriel, personagem que encarna a ciência, diz:

“Eles [o magisterium] tentam nos convencer há séculos de que nós nascemos culpados, e que temos de passar a vida toda pagando pelo crime de ter comido uma maçã. Há alguma prova para esta mancha hedionda? Desta vergonha? Desta culpa? De modo algum. Temos de ter fé na informação e na palavra da Autoridade. Mas o Pó, é uma partícula elementar que podemos registrar, medir, estudar, e tirar fotogramas dela, e que deu o que eles precisam, um meio de controlar, oprimir, assustar, e de nos manter onde nos querem: de joelhos.”

 

Esta série também mostra a relação perversa com o pai. Entre os ursos falantes, o urso Iofur Raknison é rei e aprisiona Lyra, que o exalta para livrar-se. Em (1X07 - 19:15) Lyra diz ao urso:

- Peço seu perdão, Iofur Raknison. Não sabia que você era tão grande e poderoso. A primeira criatura que você matou foi seu próprio pai. Acho que você é um novo deus. Só um deus teria a força e o poder para fazer isso...

 

No final da segunda temporada Asriel declara guerra contra a Autoridade, e tem o apoio das Feiticeiras, do Xamã, do Will e dos Anjos. Em (2x07 – 41:00) Asriel diz:

“...Minha luta é com a Autoridade e aqueles que distribuem crueldades em seu nome, aqueles que procuram dividir para controlar, e que construíram mundos baseados no privilégio e no direito divino, ao invés de cuidado e necessidade. Eu luto pela liberdade de conhecimento, e no lugar de engano, intolerância e preconceito. luto pelas possibilidades de compreensão, verdade e aceitação. Vou precisar de ajuda e suporte. De você, e todos aqueles que se rebelaram. Vamos estar unidos, em coração, alma e ação, e juntos podemos construir uma república do céu acima e uma república de ideias abaixo. Mundos nos quais as cicatrizes da história podem ser curadas. Mundos melhores, onde o privilégio da liberdade passa a ser direito de todos os povos . Mas eu te digo isso agora. Não há terreno neutro. Você está a meu favor ou você está contra mim.”

 

A declaração acima é socialista. “Cuidado e necessidade” é uma idéia que vem de Marx, com seu lema “de cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades”. A “república do céu” existe em oposição ao reino dos Céus. E, no final, ele confessa seu totalitarismo dizendo “Não há terreno neutro. Você está a meu favor ou você está contra mim.”

 

Mas quem é a Autoridade? No livro A Luneta Ambar isto é esclarecido na pág. 72***. Will conversa com um anjo, e o anjo diz:

 

“A Autoridade, Deus, o Criador, o Senhor, Yahweh, El, Adonai, o Rei, o Pai, o Todo-Poderoso, todos esses são nomes que ele deu a si mesmo. Ele nunca foi o criador. Ele era um anjo como nós, o primeiro anjo, é verdade, o mais poderoso, mas era feito de Pó como nós somos, e Pó é apenas um nome para o que acontece quando a matéria começa a compreender a si mesma... “

 

Observe que os nomes citados são nomes dados a Deus, no velho testamento e no novo testamento. Então, eles lutam contra Deus.

Supernatural

É uma série de terror que foi encerrada na 15ª temporada. Ao final da série eles colocam Deus na terra e lutam contra Ele. Usam de um feitiço para convocar Deus e assim Jack, o filho de Lúcifer, suga todo o poder de Deus. Então o filho de Lucifer torna-se Deus. E a série encerra dizendo que esta é uma mudança boa.

Pennyworth

Esta série conta a estória do mordomo do Batman. Mas chama a atenção o fato deles usarem uma pessoa real como personagem da série. Trata-se de Crowley, o mago negro mais perverso que já existiu. Ficou conhecido como “a Besta”.

Sobre Doramas:

O pastor Ailton Junior, da Igreja Assembleia de Deus, denuncia: “Vocês sabem o que é dorama? Quem aqui sabe o que é dorama? Defesa da androginia! Não há definição de macho, nem fêmea. E todo mundo fazendo o sinal de Dorama porque são ignorantes". 


A androginia tem a ver com o mito do ser primordial que seria homem e mulher ao mesmo tempo, e foi dividido. Então, uma das formas de tentar restaurar este ser primordial é através da androginia. É magia negra.

* Fronteiras do Universo: trilogia composta pelos livros: A Bússola de Ouro, A Faca Sutil, A Luneta Âmbar.

**matéria-escura: é uma substância invisível que permeia o espaço. Responde por 80% de toda matéria do Universo.

*** pág. 72: volume III da trilogia Fronteiras do Universo. A Luneta Âmbar versão em PDF.

bottom of page